
A Câmara dos Deputados aprovou o PL da Devastação.
E entre os que votaram a favor estão os 10 deputados que mais contribuem para o aumento das emissões de CO₂ no país, segundo o ranking do CO2-Index.
O estudo revela que a câmara que aprovou o PL da devastação é mais antiambientalista do que no governo de Jair Bolsonaro. Índice mostra que ultraliberais andam juntos com quem apoia a agenda antiambiental. Kim Kataguiri, Bilbo Nunes e José Medeiros lideram ranking dos maiores inimigos do meio ambiente.

O deputado federal Kim Kataguiri, do União Brasil de São Paulo, ocupa o primeiro lugar no ranking de quem mais contribui para emissões na Câmara e votou a favor do PL da Devastação.
Quem são os deputados que mais contribuem para a emissão de CO₂?
O ranking feito a partir do CO2-Index considera discursos, projetos de lei e votações que aumentam as emissões de gases do efeito estufa.
DEPUTADOS QUE MAIS CONTRIBUEM PARA EMISSÕES:
- Kim Kataguiri (União);
- Bilbo Nunes (PL);
- José Medeiros (PL);
- Nelson Barbudo (PL);
- Zé Vitor (PL);
- Delegado Éder Mauro (PL);
- Sérgio Souza (PL);
- Silas Câmara (Republicanos);
- Caroline de Toni (PL);
- Coronel Tadeu (PL).
DEPUTADOS QUE CONTRIBUEM MENOS PARA EMISSÕES:
- Nilto Tatto (PT);
- Erica Kokay (PT);
- Pedro Uczai (PT);
- Patrus Ananias (PT);
- José Guimarães (PT);
- João Daniel (PT);
- Célio Studart (PSD);
- Talíria Petrone (PSOL);
- Ivan Valente (PSOL);
- Jandira Feghali (PCdoB).
A metodologia foi desenvolvida pelo vice-líder do Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil, Mateus de Albuquerque, e a equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Representação e Legitimidade Democrática, o INCT-ReDem.
No estudo, fica claro que a direita segue sendo a principal força por trás da agenda antiambiental, mas o papel dos políticos ultraliberais é cada vez mais decisivo.
Leia a reportagem completa em intercept.com.br