
Os escorpiões são animais artrópodes de corpos alongados muito conhecidos por seus venenos. Quando se sentem ameaçados usam seus ferrões para injetar uma substância tóxica capaz de causar sérios danos à saúde humana.
Nesta lista temos os 5 escorpiões mais venenosos do mundo:
5 – Escorpião de Pinças Vermelhas

Enquanto a grande maioria dos escorpiões possuem uma picado profundamente dolorosa, a picada do Escorpião de Pinças Vermelhas se assemelha a de uma abelha.
Entretanto, apesar da pouca intensidade da dor, o veneno do animal se espalha rapidamente sobre o organismo do indivíduo afetado, podendo ocasionar sintomas sistêmicos.
4 – Escorpião Amarelo Brasileiro

O escorpião amarelo pode ser encontrado no sudeste, centro-oeste e nordeste brasileiro, sendo um grande causador de óbitos, especialmente em crianças. Esses animais possuem o tronco negro e as patas em tons amarelados, o que dá a eles o seu nome característico.
O veneno se dispersa rapidamente e ataca o sistema nervoso da vítima causando hiperestesia, ou seja, aumentando a sensibilidade ao toque. Ao atingir o bulbo, provoca morte por insuficiência respiratória.
3 – Escorpião Gomar

Um dos escorpiões mais venenosos do planeta, o Escorpião Gomar é encontrado principalmente nas aldeias venezuelanas.
A sua potente toxina se espalha rapidamente pelo corpo da vítima, podendo levar uma pessoa adulta ao óbito em menos de 10 minutos.
2 – Escorpião Amarelo da Palestina

Nem é preciso dizer muito sobre uma espécie conhecida como “Espreitador da Morte”. O veneno dessas criaturas é uma mistura de 4 neurotoxinas poderosíssimas:
- clorotoxina;
- caribdotoxina;
- scilatoxina;
- e agitoxina.
Além de um sofrimento profundo, a picada desses escorpiões pode provocar anafilaxia, gerando uma reação fatal.
Outro sintoma seria o surgimento de edema pulmonar, que também é uma das causas de morte por contaminação pelo veneno.
1 – Escorpião Vermelho Indiano

Enfim chegamos ao escorpião mais venenoso do mundo. Seu habitat natural é a região da Índia, chegando a se distribuir pelo Paquistão, Nepal e Sri Lanka. Em meio a sua marcante coloração marrom avermelhada brilhante, algumas manchas acinzentadas irregulares os diferenciam de outras espécies.
Cerca de 40 % das pessoas que sofrem ataque acabam vindo a óbito. Os principais sintomas do envenenamento incluem dor severa, vômito, sudorese intensa, cianose, inconsciência, falta de ar, arritmia cardíaca, miocardite aguda e choque.
Geralmente a morte é ocasionada por edema pulmonar, causado pela contaminação do sistema cardiorespiratório.
Veja a lista completa em mundoinverso.com.br



