Fauna

Conheça os 5 escorpiões mais venenosos do planeta

Os escorpiões são animais artrópodes de corpos alongados muito conhecidos por seus venenos. Quando se sentem ameaçados usam seus ferrões para injetar uma substância tóxica capaz de causar sérios danos à saúde humana. 

Nesta lista temos os 5 escorpiões mais venenosos do mundo:

5 – Escorpião de Pinças Vermelhas

Enquanto a grande maioria dos escorpiões possuem uma picado profundamente dolorosa, a picada do Escorpião de Pinças Vermelhas se assemelha a de uma abelha. 

Entretanto, apesar da pouca intensidade da dor, o veneno do animal se espalha rapidamente sobre o organismo do indivíduo afetado, podendo ocasionar sintomas sistêmicos.

4 – Escorpião Amarelo Brasileiro

O escorpião amarelo pode ser encontrado no sudeste, centro-oeste e nordeste brasileiro, sendo um grande causador de óbitos, especialmente em crianças. Esses animais possuem o tronco negro e as patas em tons amarelados, o que dá a eles o seu nome característico. 

O veneno se dispersa rapidamente e ataca o sistema nervoso da vítima causando hiperestesia, ou seja,  aumentando a sensibilidade ao toque. Ao atingir o bulbo, provoca morte por insuficiência respiratória. 

3 – Escorpião Gomar

Um dos escorpiões mais venenosos do planeta, o Escorpião Gomar é encontrado principalmente nas aldeias venezuelanas. 

A sua potente toxina se espalha rapidamente pelo corpo da vítima, podendo levar uma pessoa adulta ao óbito em menos de 10 minutos. 

2 – Escorpião Amarelo da Palestina

Nem é preciso dizer muito sobre uma espécie conhecida como “Espreitador da Morte”. O veneno dessas criaturas é uma mistura de 4 neurotoxinas poderosíssimas:

  • clorotoxina;
  • caribdotoxina;
  • scilatoxina;
  • e agitoxina.

Além de um sofrimento profundo, a picada desses escorpiões pode provocar anafilaxia, gerando uma reação fatal. 

Outro sintoma seria o surgimento de edema pulmonar, que também é uma das causas de morte por contaminação pelo veneno. 

1 – Escorpião Vermelho Indiano

Enfim chegamos ao escorpião mais venenoso do mundo. Seu habitat natural é a região da Índia, chegando a se distribuir pelo Paquistão, Nepal e Sri Lanka. Em meio a sua marcante coloração marrom avermelhada brilhante, algumas manchas acinzentadas irregulares os diferenciam de outras espécies. 

Cerca de 40 % das pessoas que sofrem ataque acabam vindo a óbito. Os principais sintomas do envenenamento incluem dor severa, vômito, sudorese intensa, cianose, inconsciência, falta de ar, arritmia cardíaca, miocardite aguda e choque. 

Geralmente a morte é ocasionada por edema pulmonar, causado pela contaminação do sistema cardiorespiratório.

Veja a lista completa em mundoinverso.com.br

Lara Meneguelli

Técnica em Meio Ambiente pelo IFRJ - campus Arraial do Cabo e estudante da cultura popular brasileira em Capoeira Angola Resiste.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo