Fauna

Principais características do magnífico peixe betta

Este é um resumo das características deste magnífico peixe ornamental, o Betta splendens, mais conhecido como peixe betta.

A origem dos bettas

Bettas são originados na Tailândia (encontrados em arrozais tailandeses) e regiões próximas do sudeste asiático. Mas hoje em dia, existem no mundo inteiro!

As pessoas criam bettas por diversão ou lucro, e com frequência, lagos e córregos estão com estes peixes, uma vez que pessoas descartam seus animais excedentes nestes locais. Há lugares, contudo, em que eles sobrevivem a seus predadores, alterando assim a fauna do local.

Ccriadores os mantém pela beleza decorativa, selecionam os melhores exemplares para reprodução, também existem criadores que os mantém pelo grau de agressividade, para fins de rinha (briga entre exemplares) e apostas, é uma prática muito antiga em seu país de origem e arredores. No Brasil é entendido como crime de maus-tratos contra animais. Atualmente, espécies de rinha são o Betta splendens, Betta smaragdina, Betta imbellis, Betta prima e Betta pi.

De acordo com Goldstein (2004), há notícia de que bettas foram importados da Tailândia para a França em 1874, e 19 anos depois foi descrito seu procedimento para reprodução. A partir disso, foi rapidamente disseminado e distribuído pela Europa. Erroneamente, foi chamado de Betta pugnax, pois era o único betta catalogado à época. E assim foi sucessivamente distribuído no mundo inteiro, cada região à sua época por seus residentes aquaristas interessados.

O Betta splendens se tornou um dos mais populares entre aquaristas e são especialmente decorativos, como veremos a seguir.

A criação de bettas de diferentes espécies

Cruzamentos e a origem do peixe betta híbrido

Dada a mistura entre diferentes espécies que vemos atualmente, o betta que conhecemos é, via de regra, um peixe híbrido viável e fértil. No entanto, o betta que temos em aquário, comprado de criadores ou lojas de aquarismo, é um peixe híbrido, salvo exceções, quando especificada a origem do animal pelo criador.

O Betta splendens de hoje, nomeado como betta, é um peixe magnífico. Possui infinitas cores, tonalidades, formatos e arranjo destas cores que tornam cada exemplar único. Mesmo em linhagens, há aqueles que se diferem um do outro, especialmente (mas não de maneira exclusiva) quanto a formatos, herdando as cores e arranjo de cores de seus pais. Veja imagens de alguns bettas com legenda segundo sua classificação.

Betta multicolorido long fin (nadadeira caudal e anal alongadas)

Betta Vermelho Cereja

Betta Chocolate

Classificação dos bettas

Quanto a cores e arranjo de cores

Bettas possuem diversas categorias. Saiba que estas categorias são controversas mundo afora. Não há um padrão ainda mundialmente aceito, unânime, entre criadores e, principalmente, expositores.

Em função disto, existe uma proposição de classificação quanto às cores e arranjos de cores para os bettas. Veja o mapa mental abaixo:

Vamos a alguns exemplos práticos.

Bettas sólidos: possuem a mesma cor no corpo e nadadeiras.

Betta Azul Royal

Betta Milky (ou White)

Betta Copper

Betta Orange

Betta Vermelho Cereja

Betta Vermelho Sangue

Cores e tonalidades de cor nos bettas

O processo de formação de cores nos bettas tem sua lógica. Quem não conhece sua origem, pensa que o processo de formação de cores é fruto do acaso quando bettas são cruzados e geram descendentes.

Os principais elementos que compõem o formato (shape) dos betttas

O shape do animal, define suas características físicas. No caso dos bettas, o shape reside nas nadadeiras, características de ramificação destas, número de ramificações, tamanho das nadadeiras, tamanho do corpo, massa corporal, geometria do dorso, e assim por diante. Vamos a alguns exemplos:

a) Estrutura da nadadeira caudal: é definido pelo número de ramificações que a nadadeira caudal possui. Diz respeito à formação do tecido da caudal. Ex: 2R, 4R, 8R, 16R. Veja a representação abaixo.

b) Equilíbrio estético: deve haver proporcionalidade entre o corpo e nadadeiras do betta. São preferíveis nadadeiras proporcionais ao tamanho do corpo, ou seja, se possuírem tamanho exacerbado, dificultam o nado do peixe, por demandarem muito esforço para sua movimentação. Veja na imagem abaixo a desproporção das nadadeiras deste betta.

c) Formato das caudais: há três grupos. São eles:

Caudal em formato de vela: o chamado veil tail; Caudal redonda: o chamado round tail; Caudal em delta: os raios caudais externos são mais abertos, de 75º a 180º, onde:

i. Super Delta: menor que 180º

ii. HM (Half Moon): 180º

iii. OHM (Over Half Moon): > 180º

Black Dragon Over Half Moon (OHM)

E assim por diante.

Há ainda características como borda das nadadeiras, tipos de superfície da nadadeira caudal, tamanho das nadadeiras peitorais, tamanho das nadadeiras caudal e anal.

Veja abaixo uma representação das partes do corpo do betta quanto a formatos:

Legenda:

1: Nadadeira dorsal; 2: Nadadeira caudal; 3: Nadadeira anal; 4: Nadadeira peitoral; 5: Nadadeira ventral ou pélvica; 6: Opérculo ou cobertura das guelras; 7: Pedúnculo caudal; 8: Olho; 9: Boca

Bettas comuns e bettas de linhagem

O betta que temos hoje é uma “mistura” entre espécies do gênero betta. Ou seja, o betta que vemos (os domesticados) em petshops e estufas, comumente é um peixe híbrido e viável, senão fértil (sim! há aqueles que não são férteis, tais como as fêmeas de melanos). Estes, por sua vez, não são muito comuns em petshops.

Betta splendens é uma das espécies dentre as dezenas de bettas, saiba que o universo dos bettas é próximo a 100 espécies, que foram agrupados de acordo com características em comum. Na verdade, splendens é o nome dado a um destes agrupamentos.

O grupo betta splendens e outros grupos compatíveis

A variedade do plantel mundial é significativa, onde cada exemplar é único, visto que também há diferentes shapes e tonalidades de cor a considerarmos no fenótipo. E, de acordo com a o DNA deste betta domesticado, poderá ter diversas características visuais.

Betta de linhagem = um peixe lindo, com fenótipo replicável e estável ao longo de gerações.

Uma linhagem denota seleção de matrizes. Aplica-se a criação seletiva.

Para bettas ainda há um complicador: a instabilidade do fenótipo quando o assunto é reprodução ou o desenvolvimento de linhagens de bettas.

Os genes mármore e red loss, como sabiamente assim foram nomeados na década de 1960 pelo pesquisador Dr. Gene Lucas, causam instabilidade do fenótipo. Ou seja, suas cores e arranjo de cores são alteradas ao longo da vida do betta.

Bettas pet

No mundo dos bettas nomeamos alguns como bettas pet. Os bettas de pet são geralmente multicoloridos comuns e, podem e devem ser usados, para iniciar ou renovar uma linhagem, ou para você ter em um aquário na sua casa.

Com consciência, é claro, que tal se aventurar no mundo do aquarismo?

Saiba tudo sobre os bettas em bettaproject.com

Lara Meneguelli

Técnica em Meio Ambiente pelo IFRJ - campus Arraial do Cabo e estudante da cultura popular brasileira em Capoeira Angola Resiste.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo